Pular para o conteúdo

Como um croqui ganha vida

08/10/2010

Um projeto de paisagismo representa um ideal de vida a ser vivida num espaço determinado, com verde, com gente, com alegria. Por isso todo projeto começa com uma boa conversa com o cliente, para então o croqui ser pensado. O desenho vem, antes, da vontade de vida que se deseja ter junto com as plantas. E aí um esboço vai sendo (literalmente!) rabiscado, com um “eixo principal”, objetos e plantas que podem dar corpo às primeiras idéias, localização da luminosidade no espaço (o norte, onde o sol nasce, é das informações mais importantes para um croqui de paisgismo!) e informações sobre demandas de proteção, de isolamento acústico ou visual.

Nem sempre as idéias registradas num primeiro esboço são as mesmas com que o projeto é realizado – mas são sempre essas idéias o ponto de partida para o trabalho final, especialmente quando se pensa em proporção, circulação de pessoas, espécies e tipos de vasos. Na sequência os desenhos são passados para uma folha de seda, já com medidas proporcionais ao tamanho da área a ser trabalhada e também das próprias espécies sugeridas, para que o cliente visualize o projeto com clareza. Da seda o desenho é transferido para o papel em que vai ser apresentado, e então o risco é feito com nanquim de ponta finíssima (0.05!) e só depois é colorido – e colorir é a parte mais gostosa do desenvolvimento de um croqui!

Pesquisar nos livros as referências de coloração das espécies é um exercício delicioso, e vários materiais podem contribuir para a composição do tom exato de folhas e flores: Caran D’Ache (os aquarelados são incríveis), pastel e caneta hidrocor podem ser usados juntos num mesmo desenho. Para finalizar, é legal escolher o ponto para luz e o oposto para sombra, para dar vida e volume ao croqui – a cor do projeto ganha todo um degradê para evidenciar onde a luz incide e onde as sombras das plantas se formam.

Esse é o croqui de um projeto pequenino, de varanda externa de um apartamento, em que a Quintal sugeriu cactus e suculentas de visual moderno e impactante e, ainda assim, de fácil manutenção.

No comments yet

Deixe um comentário