Pular para o conteúdo

Regador bacana é essencial

18/11/2010

Encontrei essa parede cheia de recipientes decorativos de azeite durante minha viagem à Toscana – e me lembrei dos regadores, importantíssimos no cuidado das plantas de vaso. Existem muitos modelos à disposição no mercado, todos eficientes de modos diferentes. Os de metal podem ficar muito pesados quando muito cheios d’água – se a rega for feita em muitos vasos de uma só vez, é bom encher o regador em etapas (para apartamentos os de plástico podem ser mais leves e práticos).

O regador fotografado aqui é o que eu uso nas visitas aos clientes. O bico (ou clivo) fino ajuda a dosar o volume de água derramada no solo e assim evitar terra úmida (que podem apodrecer raízes!). Os clivos que terminam com formato de chuveirinho ajudam ainda mais a evitar jatos de água diretamente derramados sobre raízes e terra (raízes superficiais podem acabar desenterradas pela força da água).

Cada planta tem uma necessidade diferente de rega, em geral o regador pode entrar em ação duas ou três vezes por semana, com pouca água de preferência em temperatura ambiente. Se houver dúvida, a rega pode ser feita a cada vez que a terra do vaso estiver seca: colocar o dedinho no solo é um bom “termômetro” para sentir excesso ou necessidade de novas regas.

No comments yet

Deixe um comentário