Pular para o conteúdo

Festival de jardins no MAM

17/12/2010

O MAM promove até o dia 31 de dezembro uma mostra internacional de jardins, em que artistas brasileiros e franceses mostram composições temáticas em espaços de dez por vinte metros. Se no início da mostra, em setembro, ainda havia pouco a ser visto – as plantas recém-semeadas ainda não tinham florescido – agora é tempo ideal para o passeio. Ao todo são nove jardins e o MAM disponibiliza um mapa ilustrado com o roteiro dos tabalhos e com a descrição de cada um.

A carioca Beatriz Milhazes participa da mostra com um jardim curcular feito somente com girassóis. Plantados de modo espiral, os girassóis à beira do prédio da Bienal moldam caminhos que levam ao centro do círculo e simbolizam “o sol como alimento do espírito”. O quadriculado claro do prédio de Niemeyer ao fundo fazem saltar o verde do gramado e o amarelão das flores.

Um “jardim aperitivo” foi montado pelos artistas franceses Christine e Michel Péna numa grande estrutura suspensa e ondulada, simulando uma toalha xadrez de piquenique. Sobre a estrutura estão dispostas espécies rasteiras num jogo colorido e entre elas alguns “pratos” com espécies comestíveis – a ondulação do jardim, de um certo ângulo, faz composição simétrica com a escultura da entrada do auditório do MAM.

O mapa com o roteiro das obras encoraja todo mundo a colher frutos dos jardins que trabalham espécies frutíferas para, ao final do passeio, fazer piquenique no parque. Os jardins estão dispostos em circuito aberto em volta do prédio do museu e há mais fotos na página do evento (quem diria que o terreno do Parque do Ibirapuera, que já foi um pântano, um dia abrigaria essa profusão de plantas). Passeio muito bacana para o fim de semana.

2 Comentários leave one →
  1. 20/12/2010 17:38

    Eu fui lá…… muito show, até dá pra usar a inspiração destas belas flores….. em moda, fotografia e arte do verão!

Trackbacks

  1. LINKS DE FIM DE ANO : OFICINA DE ESTILO: MODA PRA VIDA REAL

Deixe um comentário