Pular para o conteúdo

O paisagismo natural do High Line

12/02/2011

Visitei esse “parque urbano” em NY e adorei a idéia da transformação de uma estrutura existente – com muito verde! – para proveito de toda uma comunidade. O High Line é resultado da revitalização de uma antiga ferrovia suspensa no Meatpacking District, construída nos anos 30, que estava abandonada há mais de 20 anos e que quase foi demolida. Com concreto, madeira (em chaises e bancos que podem mudar de lugar) e paisagismo super natural, o que era quase ruína virou ponto de encontro, espaço de jogging e até de banhos de sol!

Os trilhos antigos fazem parte do paisagismo, e as espécies plantadas (quase aleatoriamente) crescem com variados volumes e alturas, criando uma atmosfera natural e criativa – como se as plantas tivessem nascido ali sozinhas, meio que invadindo a linha do trem, brindando a passagem do tempo com flores. A visão paisagística tinha essa intenção desde o projeto, e anualmente (logo depois da neve) voluntários são convocados para trabalhar no jardim – cuidando das espécies que resistiram ao frio e preparando espaço para as novas que chegarão com a primavera. O site do parque é inspirador, com notícias e muitas fotos incríveis.

Inspiração com idéias para possíveis soluções para o nosso Minhocão – que tem aviso de demolição sem data marcada desde o início de 2010 e que já funciona aos domingos (fechado para os carros) como espáco público de lazer. Só falta o verde!

 

Deixe um comentário