Pular para o conteúdo

Parque Burle Marx

19/02/2011

Na década de 50 o empresário Baby Pignatari convidou Oscar Niemeyer e Roberto Brle Marx para trabalharem juntos na construção de sua casa e jardins, em ocasião do casamento programado com uma princesa austríaca. O casamento não aconteceu e a casa foi demolida, mas o trabalho especial do paisagista deu nome ao parque que hoje ocupa essa área.

O Parque Burle Marx, no Panamby, tem um grande painel de esculturas, espelho d’água incrível, conjunto de palmeiras imperiais e um divertido gramado em dois tons de verde, como num xadrez – tudo criado, executado e até (posteriormente) restaurado pelo próprio Burle Marx.

Toda a vegetação do parque parece reproduzir uma pequena floresta tropical, com espécies que gostam da sombra projetada pelas árvores super altas que recheam as trilhas do parque – os passeios enchem os olhos de quem curte plantas. Existem filodendros marantas em inúmeras quantidades (inclusive numa espécie chamada Burle Marx!) e samambaias imensas ao natural – tudo com folhas e formatos e tons de verde em profusão. Aqui algumas fotos feitas num último passeio por lá – que se seguirá de muitos outros, com certeza.

No comments yet

Deixe um comentário