Pular para o conteúdo

Minha terra tem palmeiras

25/10/2012

O Inhotim – museu de arte contemporânea e jardim botânico que fica em Minas Gerais – é sem dúvidas um dos passeios mais ricos que podemos fazer sem sair de nosso país. Lá a gente pode ver instalações incríveis de artistas como Tunga, Valeska Soares e Cildo Meireles interagindo com um jardim botânico gigantesco baseado nas obras do paisagista Roberto Burle Marx.

ImageNo Inhotim, o paisagismo e a arte são feitos de maneira complementar, como se o jardim ajudasse a dar significado às obras. Quando visitamos o pavilhão da artista Adriana Varejão, por exemplo, notamos que a obra que fala sobre pássaros foi colocada no topo do prédio e rodeada por árvores altíssimas, para que nós próprios nos sentíssemos como pássaros.

Image
O que nem todo mundo sabe é que o Inhotim possui a maior coleção mundial de palmeiras do mundo, com cerca de 1400 espécies, híbridos e variedades. Ao todo, são mais de 20.000 palmeiras dentro do complexo! As palmeiras foram escolhidas como plantas mais populares do instituto justamente por seu aspecto gráfico e por serem um símbolo do nosso país.

Image
Mais uma curiosidade: os lagos do museu têm cores espetaculares. Volta e meia flagramos um visitante mesmerizado pelo azul perfeito das águas. O que as deixa assim é um corante natural e biodegradável feito de algas. Além do efeito estético, ele não prejudica os peixes nem as plantas marinhas.

No comments yet

Deixe um comentário